Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de outubro de 2010

A DURA VIDA DE SEU CHICO CEGO.

Seu Chico Cego, é um camarada que perdeu a visão menino ainda, e hoje com seus 84 anos, é grato por poder ter tido o privilégio de um dia poder ter enxergado.
Seu Chico, mora no interior, é um cego moderno, anda de cachorro último tipo ( entenda como aquele que já passou pelos mais modernos treinamentos ), e sempre que se inventa alguma nova tecnologia canina de auxílio a cegos, o cachorro passa por um recall, e logo está fazendo coisas novas. Todavia, a cada dez anos, mais ou menos, Seu Chico, troca de cachorro, porque nada é eterno, e nessa idade normalmente o cão começa a apresentar alguns problemas de saúde.
Seu Chico é um santo de pessoa, fino, educado, atencioso, faz alguns trabalhos manuais para passar o tempo e se sustentar, enfim é um CEGO  de última geração. Gosta de escutar as novelas e filmes, enfim é independente e mora só, porque viuvo, ainda não encontrou alguém interessante o suficiente para ser sua  companheira.
Contudo, seu Chico últimamente tem reclamado muito da vida, dizendo que está cansado, que o mundo está virado, que as pessoas não são mais as mesmas, enfim, ele esta ficando muito triste.
Ele, como um deficiente visual, é super eficiente auditivo, olfativo e percebe de uma forma muito apurada, a honestidade de proposito das pessoas pela simples forma de se expressarem.
Quanto a parte auditiva, segundo Seu Chico, a falta de moralidade, com que as pessoas se comunicam, em qualquer lugar ou ambiente, é um paradóxo inconsebível aos princípios da educação que recebeu e passou para seus filhos.
Quanto a parte olfativa, Seu Chico, reclama muito,que os alimentos estão sem paladar e sem aquele aroma que abria o apetite, em função dos venenos e temperos industrialisados, que para a grande maioria vai se acostumando e perdendo o gosto com o tempo de forma imperceptível, mas para ele a diferença é grande, pois estão acabando com um de seus maiores prazeres, a degustação.
Quanto a maneira das pessoas se comunicarem, é um absurdo a falta de cuidado no trato com os semelhantes, a falta de gentilezas, de carinho nas palavras, a falta de interesse no assunto de quem está procurando alguém para ser escutado, enfim é a carência do NÓS, em prol da sobrevicencia do EU. A primeira pessoa do verbo está  sobrevivendo em detrimento de milhões de pessoa  que estão no mundo, que vivem em condições adversas.
As pessoas,  precisam acordar, para o fato de que   é possível ao menos  serem  DOADORAS DE AMOR,  DE CARINHO, DE AFETO a tantos  Seus Chicos e Donas Chicas, e Chiquinhos e Chiquinhas, do nosso planeta, nas suas mais diferentes deficiencias.
Não custa nada, faz bem a alma, ao espírito e faz bem ao mundo.
Veja com essa revolução de bactérias oportunistas, amanhã pode acontecer com qualquer um de nós. E como faremos? Reclamar do mundo, das pessoas  ?
Ou desde já, nos unirmos , e construir algo de melhor e mais humano e justo aos que virão.
Vamos agir ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário