Pois é, por esses dias estava com algumas pessoas ligadas a industria e comercio, e tive a informação, que em 2003, por falta de legislação, controle sobre produtos contrabandeados e controle de tributação, os brinquedos chineses chegavam em média a menos de 2 dolares por unidade ao Brasil, fato este que esmagava a industria nacional. Por outro lado, hoje, com tudo isso muito mais controlado, os preços médios chegam a 10 dolares, dando uma nova perspectiva as industrias nacionais, sem contar que os Estados Unidos e Europa, já estão se tornando novamente bons clientes, quando o produto exige qualidade, mesmo porque tanto Europa, como EUA, não fabricam mais brinquedos, muito menos México e nenhum país da America do Sul.
Mas, a grande surpresa, foi que estamos em meio ao periodo do SALÃO DUAS RODAS, de motocicletas, peças, equipamentos e acessórios, e como todos sabem a VEDABRAS, tem seu escritório comercial no coração desse comércio, e confesso que estou positivamente assustado com o verdadeiro TSUNAMI de chineses que vieram para a feira em busca de produtos, e tomaram conta das ruas e lojas da região.
Será que a coisa toda está mudando ? Será que a China é hoje, um onibus lotado, e quem está dentro tudo bem, mas não cabe mais ninguém ? Será que começaram os sindicatos por là ? Será que o povo não quer mais ser meio funcionário/meio escravo ? Será que os ambientalistas chegaram lá, e perceberam a grande poluição concentrada ?
Isso tudo o tempo vai dizer, mas o fato é que eles não vieram fazer turismo em São Paulo, e que sejam bem vindos, tanto eles como seus dolares, que tantos empregos custaram ao Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário