Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

CLIENTES

Existem algumas máximas ou conceitos que os escritores, principalmente de temas ligados a motivação ou auto ajuda, descrevem detalhadamente, quem são, como são e mais ou menos como pensam, esses que são a razão maior da nossa existência profissional " OS CLIENTES "., que se dividem em tres grupos:

a) clientes perdidos
b) clientes ativos
c) clientes futuros

Como tratar cada grupo? Qual grupo é mais importante ?
Também essas respostas existem aos montes nessas obras, ou nas palestras de seus autores.

Todavia, é raro encontrar algum autor que foi ou é ligado ao nosso segmento que são " repostos para manutenção industrial ", normalmente esses camaradas são ou foram os poderosos de grandes magazines, industrias alimentícias, redes de supermercados, telefonia e tudo o mais que nada tem haver com o nosso segmento. Até acho, que é infinitamente mais fácil agradar o " PATRÃO " do que um conselho de acionistas, por isso tenho muita admiração a esses autores.

Nosso mercado é muito mais pessoal, é mais íntimo, não é tão chamativo em volume de dinheiro, todavia é FUNDAMENTAL para que as grandes corporações possam produzir seus produtos e para que seus super poderosos menagers possam agradar os seus conselhos de acionistas. Enfim, não somos a sala de visitas, nem o jardim da casa, penso que somos o banheiro sem o qual ninguém vive.

Pois é, mas o assunto era cliente, é fácil, em qualquer circustância das expostas ele tem que ser visto como :

"A ULTIMA GARRAFA DE ÁGUA GELADA NO DESERTO. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário