Existem algumas máximas ou conceitos que os escritores, principalmente de temas ligados a motivação ou auto ajuda, descrevem detalhadamente, quem são, como são e mais ou menos como pensam, esses que são a razão maior da nossa existência profissional " OS CLIENTES "., que se dividem em tres grupos:
a) clientes perdidos
b) clientes ativos
c) clientes futuros
Como tratar cada grupo? Qual grupo é mais importante ?
Também essas respostas existem aos montes nessas obras, ou nas palestras de seus autores.
Todavia, é raro encontrar algum autor que foi ou é ligado ao nosso segmento que são " repostos para manutenção industrial ", normalmente esses camaradas são ou foram os poderosos de grandes magazines, industrias alimentícias, redes de supermercados, telefonia e tudo o mais que nada tem haver com o nosso segmento. Até acho, que é infinitamente mais fácil agradar o " PATRÃO " do que um conselho de acionistas, por isso tenho muita admiração a esses autores.
Nosso mercado é muito mais pessoal, é mais íntimo, não é tão chamativo em volume de dinheiro, todavia é FUNDAMENTAL para que as grandes corporações possam produzir seus produtos e para que seus super poderosos menagers possam agradar os seus conselhos de acionistas. Enfim, não somos a sala de visitas, nem o jardim da casa, penso que somos o banheiro sem o qual ninguém vive.
Pois é, mas o assunto era cliente, é fácil, em qualquer circustância das expostas ele tem que ser visto como :
"A ULTIMA GARRAFA DE ÁGUA GELADA NO DESERTO. "
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