Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de abril de 2010

O PESSIMISTA E O OTIMISTA - 2

"O pessimista encontra em cada oportunidade, uma dificuldade,

enquanto:

O otimista encontra em cada dificuldade, uma oportunidade "



Winston Churchill

terça-feira, 27 de abril de 2010

TESTE DE FIDELIDADE.

Os emails de vendas, endereçados á VEDABRÁS, são encaminhados para minha estação, para distribuição. E tenho por costume acompanhar alguns casos. Assim, passei uma cotação para um vendendor e depois comecei a fazer o acompanhamento diário.
Depois de 07 dias úteis que não percebi a venda dos produtos, fui conversar com o vendedor para saber o que estava acontecendo, e ele me disse:
- Sabe o que é, aquilo era uma mixaria e não valia a pena perder tempo, então dei o preço, e nem liguei para o cliente para negociar.
Fiquei chocado, e devolvi com outra pergunta: - Quer dizer, que se você chegar em casa e pegar sua mulher com um anão na cama, você não é corno, porque ele é pequeno, mixuruca?

Bom, depois disso convidei esse concorrente, isto é, vendedor para ir até minha sala e mostrei que os valores médios das vendas por nota fiscal da VEDABRÁS, são R$ 500,00, nada mais que isso, portanto não existe mixaria, tudo é ouro.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

COCEIRA NO RABO

Obrigado mãe natureza, mas este fim de semana fui passear no interior, e como não tinha nada para fazer na casa que fui, fiquei na varanda observando uma vaca, que não se importando muito com a minha presença, obrou em abundância e grande volume no pasto que estava. Passados 15 minutos, algumas moscas pousaram muito perto do local onde foi expelido o escremento, e a vaca começou a balançar o seu rabo como um verdadeiro limpador de para brisa, que no caso seria um limpador de dejetos fecais, para que as mosquinhas parassem de fazer cócegas na região. Mas o rabo balançava para um lado, e as moscas iam para o outro, e assim sucessivamente, pobre vaquinha, penso que ela estava desesperada rezando para cair uma chuva, ou até um pequeno raio na região em questão.
Mas isso, me fez lembrar de clientes mal atendidos, e vendas mal feitas, ou mal conferidas, que causam vários retrabalhos, exatamente como o balanço do rabo da vaca, que só faz espalhar a sujeira mais ainda.
Me desculpem a comparação, mas é a mesma coisa.
CUIDADO !

quarta-feira, 21 de abril de 2010

DESCONFORTO DA ZONA DE CONFORTO.

Pois é, acordar na mesma hora, colocar a mesma roupa, sair na mesma hora, chegar no serviço na mesma hora, fazer o que voce sempre faz, do modo como voce sempre faz, almoçar o que voce sempre almoça, trabalhar á tarde como voce sempre trabalha, ir para casa na hora que voce sempre vai.
Chegar em casa no mesmo horário de sempre, novamente comer o que voce sempre come, assistir aos mesmos programas na tv, dormir na hora que voce sempre dorme, e novamente acordar e,.................,e somente duas vezes por mes, uma no vale e outra no pagamento, GANHAR O DINHEIRO QUE VOCE SEMPRE GANHA. Isso é zona de conforto.
Que de confortável, não tem nada, aliás é um saco.
O que fazer ?
- É simples, é só fazer.
Mas fazer o que ?
- Também não é complicado,ou seja, não fazer nada disso que voce está fazendo, porque voce está matando a paulada a sua existencia, os minutos, horas e dias que ainda restar em sua vida, o seu trabalho, a sua família, e principalmente a voce, porque voce é um só para dar pauladas em tanta coisa, portanto voce vai morrer de esgotamento antes de tudo e de todos.
ZONA DE CONFORTO, é a contra mão da criatividade, da arte de saber preencher os espaços vazios, da sensibilidade de voce ser um pouco melhor em cada coisa, mas todos os dias. Da busca incansável em fazer mais com o mesmo tempo, de ganhar mais, fazendo melhor a cada dia a mesma coisa que voce sempre fez.
De ter prazer de se comunicar com as pessoas do trabalho, da família, da rua, do metrô, do onibus. De começar a não dar esmolas em dinheiro, mas em palavras, em conforto, em carinho. De fazer hoje o melhor, e de amanhã melhor ainda, e assim sempre, porque HOJE É O ONTEM DO AMANHÃ.
Vamos pular fora da tal ZONA DE CONFORTO, e vamos para a ZONA DE CONFRONTO conosco mesmo, pois somos simplesmente a somatória dos resultados de todas as pequenas coisas que fazemos no nosso dia a dia.
A cada dia, precisamos nos aprimorar na tecnología mais barata que existe, que é o conjunto de todas as relações humanas, da comunicação produtiva, do empenho em entender que o ser humano é muito mais que uma maquina e pode produzir riquezas que não há dinheiro acumulado no planeta que pague, e que temos ao mesmo tempo nas mãos para usar a qualquer momento, basta COMEÇAR.
Peço a Deus que essas palavras sejam entendidas, assimiladas e que possam servir de combustível e sustentação para alguém, e que esse alguém sirva de modelo para outros e assim sucessivamente, fazendo que essa energia que vamos mandar ao cosmos seja suficiente para acender uma única e pequena lampada no nosso pequeno universo, que possa iluminar melhor os caminhos de todos nós.
Melhorar a cada dia não é uma opção, é uma obrigação.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

ORAÇÃO DA ATITUDE

Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia-noite.
É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje.
Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição;
Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício;
Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo;
Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido;
Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho;
Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus por ter um lar;
Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades.
Mas… se as coisas não saíram como planejei posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar.
O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser.E aqui estou eu, o escultor que a tudo pode dar forma.
Tudo depende de mim.


(Charles Chaplin)

domingo, 18 de abril de 2010

LAVAGEM CARDÍACA

Puxa vida, como seria bom que as pessoas tivessem a coragem de esclarecer suas dúvidas quanto as outras, simplesmente perguntando. Isso sería maravilhoso, pois as divergencias poderiam passar a ser convergencias, e as questões passariam a ser esclarecimentos, e resolvidos esses embargos, um novo e próspero relacionemento podería surgir.

Muitas vezes me questiono sobre a minha posição na empresa, que se por um lado representa meus pais e minhas irmãs, do outro lado existe meu tio, com sua esposa, e seus filhos, meus primos. E a função que exerço, é comum ao interesse de ambos, porque devo fazer as vendas crescerem, em uma taxa que signifique um pouco mais que o crescimento do próprio mercado, para poder ter alguma gordura em tempos difíceis.

Mas é necessário que eu seja para ambos, como um padre ou um rabino, ou seja lá o que for, que pelo menos signifique honestidade de propósito, quando não um verdadeiro celibato a toda a forma que possa representar mesmo que de longe, benefício próprio, ou conflito de interesses.

Nos meus 53 anos, pouco tive a oportunidade de viver minha vida com outra coisa que não seja o trabalho, mas para mim isto é mais do que o suficiente, porque amo o que faço, amo o contacto com as pessoas de qualquer nível, porque pelo menos comigo os melhores ensinamentos que tive, foram com os mais simples, com os menos letrados, que me surpreendem singularmente com suas inteligencias. Isso não significa que essas pessoas não sejam criativas e tão pouco mal sucedidas, pelo contrário falta de cultura não significa condenação a miséria.
Por exemplo, não existem pessoas menos sofisticadas, que minha família, começando pela minha mãe e meu pai, e meus irmãos, minha esposa e meus filhos, com quem convivo periodicamente, aprendi demais com eles, e principalmente sobre a dignidade profissional e pessoal. E por incrível que possa parecer os netos deles também tem o trabalho como principal fóco em suas vidas, mas tudo muito naturalmente, nada imposto, e todos buscam o seu lugar ao sol com independencia, seja em outras areas e mesmo em conjunto com a empresa mãe, mas de forma autonoma como distribuidores, evidentemente se espelhando em tudo aquilo que foi feito ápartir de um ZERO absoluto, que foi a origem da VEDABRAS.

Enfim, o que peço a todos é a consideração de me questionarem diretamente sobre tudo o que voces tem dúvidas, em qualquer nível, seja profissional, como particular, para que eu tenha em primeiro lugar o prazer do esclarecimento e depois para que nossa amizade seja mais intensa, e tão grande quanto o universo, fazendo que a confiança entre todos nós seja tão ampla e forte como a fé em Deus.

Sonho que nossas empresas tem sejam a solução de todos nossos problemas, o campo onde plantamos a ética no sentido mais amplo da palavra e colhemos a moral, os bons costumes, o amor ao próximo, enfim é o lugar sagrado onde podemos praticar os SETE dons sagrados que DEUS nos deu, e os DEZ mandamentos de sua propria LEI.

Meu pensamento é fundamentado principalmente naqueles que compartilham comigo minhas responsábilidades, e aqueles que me ajudam sempre, a toda hora e voluntariamente a ser, um pouco melhor como dirigente, cliente, fornecedor, homem, vizinho, conhecido, esposo, pai, filho, irmão, cunhado, primo, sobrinho, avô, tio e principalmente amigo de todos aqueles dividem comigo, cada etapa e cada batalha, e juntos possamos transportar as nossas casas, e por todos nossos caminhos, o amor e carinho que pudermos amealhar ao final de cada ciclo de nossa existencia.

obrigado e boa semana

segunda-feira, 12 de abril de 2010

A GRATIDÃO.

Fazem já alguns anos, mais ou menos 15, ofereci a minha esposa Rosangela, como presente,uma cachorra yorkshire, a quem demos o nome de Tigresa.
Comprei, levei para casa e ela foi muito bem recebida, mas no dia seguinte nos pareceu doente, e fomos ao veterinário, que nos explicou que era uma doença rara, e que suas chances de vida eram praticamente nehuma. Pensamos em devolver para o canil onde foi adquirida, mas ficamos com dó, e a Rosangela se prontificou a cuidar dessa cruiatura de Deus, cuja saúde piorava a cada hora.
E assim foi, era uma sexta feira, e durante o sábado e domingo, a cachorra foi tratada com muito amor e carinho, e alguma melhora apresentava, mas nada que a fizesse levantar e andar. Porém na segunda feira, a Tigresa amanheceu latindo e com fome. Ficamos surpresos, e ela comeu e bebeu como nunca tinha feito antes, e ficou boa, aliás muito boa.
Por outro lado, tinhamos um outro cachorro, da mesma raça, que se chamava Tigre, que foi pai de muitos filhos dela. E começamos a notar, no comportamento da Tigresa, uma aproximação maior com a Rosangela, que crescia a cada dia, e que não era apenas afinidade, era GRATIDÃO no duro, declarada mesmo. As vezes eu levantava o tom de voz com a Rosangela, ela me advertia latindo e rosnando. Foram anos de gratidão rasgada, uma verdadeira devoção a Rosangela, pena que hoje a Tigresa, seja apenas uma boa lembrança.
Recentemente, vi num programa de tv a cabo, uma reportagem sobre exatamente esse assunto, ou seja animais que foram tratados de doenças, ou salvos de acidentes, a extrema veneração que eles tinham com seus salvadores, incomum em seres humanos.
E como é que fica a conversa dos animais serem irracionais.
Não sei, mas devemos aprender a sentir com os animais, aquilo que deveria ser natural dos homens que tem a vantagem de serem superiores enquanto organismos, sem falar do privilégio da inteligencia.
Mas, porque o ser humano, quando ajudado, esquece rapidamente do que foi um dia, e o que é hoje, depois de uma aposta que alguém fêz no seu sucesso, e colaborou para que tudo fosse possível, e tudo fosse alcançado. Essa é uma pergunta que não tenho e ninguém tem a resposta, ou será que teria sido melhor ajudar um cachorro?
Bom, felizmente estamos todos vivos, a ainda temos tempo de provar o contrário, mas isso não pode ser uma obrigação, tem que emanar dos nossos corações, e nos sentirmos felizes quando podemos estender a mão a alguém que um dia foi importante em nossa mudança de trajetória de vida.
A vida nos ensina lições, que jamáis podemos esquecer.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

FRACASSO

“Errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos.Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo… e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso.”(Michael Jordan Thomas)
Se o maior jogador de basquete da história, responsável pela quebra de praticamente todos os recordes mundiais desse esporte, aceita e supera cada falha, cada fracasso, e ainda diz que foram eles que o tornaram um sucesso mundial, por que tanta preocupação com os erros que você cometeu na semana passada, no mês passado, no ano passado ou no último final de semana?
Se seus erros tiverem sido graves, se você tiver machucado física ou emocionalmente alguém, reflita sobre isso, mude seu comportamento agora, e carregue o aprendizado e a cicatriz em seu coração.Isso tornará você uma pessoa melhor hoje e amanhã, já que o ontem não pode ser mudado.
Mas agora, uma nova semana está começando.Um novo jogo. Um novo time. Um novo prêmio. Assim é a vida.Quando acordou, hoje pela manhã, o Treinador colocou você para mais um campeonato no jogo da vida.Talvez você erre a cesta, como Michael Jordan.Talvez você erre o gol (Pelé errou muitos), mas cada erro, cada falha deve ser usada por você para aprender melhor o caminho, para encontrar em sua mente o Poder Pessoal que vai colocar seus pés no pódio da vida.E fazer diferente da próxima vez!
Outras pessoas viram seu erro? E daí? Será que havia câmeras transmitindo seus erros para 100 milhões de pessoas ao vivo?Pessoas que contavam com você? Improvável.Mas quando Michael Jordan erra, milhões de pessoas se lembram.Se Michael Jordan não se deixa desanimar por um erro cometido na frente de 100 milhões de pessoas (e registrado para a história), porque você se deixaria desanimar pelos seus?Use cada erro como uma escada para fazer a coisa certa.Peça desculpas, descanse, volte ao treinamento e inicie uma nova partida.Sua quadra é em casa, com sua família, no trabalho, na escola, com sua alma gêmea ou em todo lugar em que você esteja nos próximos sete dias.Mesmo quando sua única platéia é seu espelho.
E lembre-se do que Jordan diz:“Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida.E é exatamente por isso que eu sou um sucesso”.
O que Jordan quer dizer é que não é possível alcançar o sucesso sem passar pelo fracasso. Deixe-me repetir isso: não é possível.Até quando nascemos, as lágrimas chegam antes dos sorrisos.Não se deixe abater!
Ao terminar essa frase, o jogo vai começar.O Treinador está olhando.Dê o melhor que puder.Respire profundamente, sorria… e boa sorte!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

ELEGANCIA

Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara: a elegância do comportamento.
É um dom que vai muito além do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza.
É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas, quando não há festa alguma nem fotógrafos por perto.
É uma elegância desobrigada.
É possível detectá-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam.
Nas pessoas que escutam mais do que falam.E quando falam, passam longe da fofoca, das pequenas maldades ampliadas no boca a boca.
É possível detectá-la nas pessoas que não usam um tom superior de voz ao se dirigir a frentistas.
Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores porque não sentem prazer em humilhar os outros.
É possível detectá-la em pessoas pontuais.
Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, é quem presenteia fora das datas festivas, é quem cumpre o que promete e, ao receber uma ligação, não recomenda à secretária que pergunte antes quem está falando e só depois manda dizer se está ou não está.
Oferecer flores é sempre elegante.
É elegante não ficar espaçoso demais.
É elegante não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao outro.
É muito elegante não falar de dinheiro em bate-papos informais.
É elegante retribuir carinho e solidariedade.
Sobrenome, jóias e nariz empinado não substituem a elegância do gesto.
Não há livro que ensine alguém a ter uma visão generosa do mundo, a estar nele de uma forma não arrogante.
Pode-se tentar capturar esta delicadeza natural pela observação, mas tentar imitá-la é improdutivo.
A saída é desenvolver em si mesmo a arte de conviver, que independe de status social: é só pedir licencinha para o nosso lado brucutu, que acha que “com amigo não tem que ter estas frescuras”.
Se os amigos não merecem uma certa cordialidade, os inimigos é que não irão desfrutá-la.
Educação enferruja por falta de uso.
E, detalhe : não é frescura.
(Toulouse Lautrec)

segunda-feira, 5 de abril de 2010

DIA A DIA

É muito comum em nosso dia a dia, acontecerem situações que nos remetem a outras já ocorridas, e cujas soluçoes também fazem parte do acervo que é o norte de nossa personalidade.
Contudo, se prestarmos a devida atenção, tudo depende de quem está do outro lado, ou seja se for um cliente é uma coisa, se for um colaborador a coisa é completamente diferente, e para pior, ou seja se não temos razão, passamos a ter, e se temos razão, passamos a ter uma super-razão, isso é fato.
Com isso, estaremos contribuindo para que o colaborador, passe a ser um inimigo oculto, e dessa forma, o atendimento ao cliente fica extremamente prejudicado, pois o colaborador estará trabalhando contrariado, e não comprometido com os objetivos da empresa.
Enfim, o que estou querendo dizer. é que nossos colaboradores, tem o mesmo peso de nossos clientes dentro da estrutura de nossas empresas, seja lá qual for a posição ou o cargo que ele ocupe.
Cada colaborador realmente afinado com as metas estabelecidas, significa muitos clientes, super bem atendidos e satisfeitos.
Não podemos nos esquecer, que funcionários existem para ajudar mediante justo pagamento, o dono do negócio a atender mais pessoas e realizar mais lucros. Então ele deve em primeiro lugar pensar como se ele fosse também dono, porém assaláriado.
Me sinto na obrigação de abordar esse assunto, tão delicado e importante, porque tenho recebido de muitas pessoas questionamentos, como: porque meu negócio não cresce e de outros sim ?, ou, - Eu não consigo encontar bons funcionários ?
Meus amigos, a questão mesmo que involuntariamente é, que não somos bons empregadores. Vamos ser mais atentos aos nossos funcionários, e que se estabeleça o regime de meritocracia, e a partir disso tenho certeza que todos conseguirão resolver pelo menos 80% dos problemas, que ficam reverberando em vossas cabeças dia após dia.