Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

VELHOS TEMPOS.

Meus amigos,e contamporâneos.
Exatamente, aqueles que já viveram pelo menos 10 presidentes da repúblicas, e duas reeleições, senão seriam mais.
Aqueles amigos, que sabem o quanto é duro aprender fazendo, e não aprender a fazer, quando o mundo e particularmente o Brasil era apenas um projeto rabiscado sobre as coxas num papel de pão, quando carro era fusca, e felizardo daquele que tinha um FORD. Quando, além de cuidar do seu negócio, havia a necessidade de se atualizar o seu lucro ou mesmo o seu caixa diariamente, pois a inflação se encarregava de corroer suas economias a cada dia, a cada hora a cada minuto.
Por certo, somos felizardos, porque não há faculdade nem MBA, nem ninguém que possa ensinar como conviver com tantas tão traumáticas situações, que os empresários e dirigentes com mais de meio século de vida viveram.
Mas, enfim, hoje tudo é muito diferente, hoje vivemos o mundo da informação, que nos ajuda a parametrar e prospectar algumas atitudes e muitas dúvidas.
Sim, porque nestes tempos modernos, surge um novo espaço habitado por quem quer que seja ou queira, que se chama INFORMOSFERA, que é mais poluído que o Rio Tietê, e tem mais bactéria que qualquer banheiro público.
Meus amigos, quero fazer duas sugestões, e explico cada uma delas:

a) nunca ví, um técnico de futebol com 16 ou 17 anos treinando uma equipe principal de qualquer clube. Mas já ví, exímios jogadores com essa idade, que jogam até em seleções. Todavia os tecnicos 100 % deles são pessoas extremamente experientes, que tem uma rodagem tal, que os permita filtrar rapidamente qualquer situação de perigo, e tomar rápidas providencias. Ou seja o jovem jogador pode ser o melhor do mundo, mas deve obediência tática, disciplinar e tudo o mais ao experiente tecnico. Assim, na empresa, não preciso explicar, ok? Mas mesmo assim explico: Nossos craques tem que ser treinados, motivados e precisam saber que só se ganha coletivamente: craque, colegas, treinador, roupeiro, massagista, preparador físico, pessoal da cosinha, os faxineiros do vestiário, o camarada que corta a grama o outro que faz as marcações no gramado, o juíz, o bandeirinha, a torcida, e vai mais um monte de gente que compõe a cadeia futebol. Assim, exatamente assim são nossas empresas.Minha primeira sugestão é que todas as decisões relativas a clientes e fornecedores ( sendo que esses fornecedores, geralmente tem uma identidade comum e histórica com nossas empresas ) e que nós os mais velhos, como não temos como passar aos craques mais jovens toda a cumplicidade que fez nossas empresas juntas crescerem, usemos do direito que temos como principais, de participar de todas as decisões que envolvam nossa empresa/ cliente e fornecedor, ou só cliente, ou só fornecedor.

b) Minha segunda sugestão, é que sempre que nossos craques nos apresentarem dados relativos a produto e ou mercado, que seja muito bem filtrada a informação e fonte, pois a quantidade de bactérias que polue a INFORMOSFERA, é tamanha, e, se o papel já historicamente aceita qualquer coisa escrita, a internet é pior, porque vende falsas imagens e informações. Normalmente os mais bonitos, e elaborados SITES, não são necessáriamente de empresas tão maravilhosas como a propaganda. CONFIRME, VAMOS CONHECER COM QUEM ESTAMOS LIDANDO, tire fotos, hoje qualquer celular o faz, faça uma pesquisa na junta comercial local, enfim vamos ser mais exigentes.
E eu, só tive a oportunidade de merecer o privilégio em vivenciar essas mudanças TUPINIQUINS graças aos meus treinadores, em primeiro lugar,meu pai e depois meu tio que investiram todo seu capital reputacional em mim, e ao meu time que são todos aqueles que me ajudaram outrora e muitos ajudam ainda hoje a tocar a valsa das vendas, a CHRIS, FERNANDO, LONGANO, MARCOS, ABRÃO, PORTO, a todos meus filhos, e todos outros, desde os principais vendedores, até nossas faxineiras, passando por todos os departamentos, que diariamente felizmente me ensinam algo de novo, seja para melhorar o dirigente que sou, ou mesmo para me aprimorar como ser humano, buscando sempre continuar a aprender em todos os sentidos, junto a minha comunidade, minha família e a sociedade como um todo.
Á população que mora nos 389 municípios que amanhã é feriado, bom descanso, e reafirmo que estaremos em plantão durante esse dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário