Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de abril de 2011

CUIDAR DO DOENTE, OU IR NO ENTERRO?

Sem dúvida alguma, é melhor cuidar do doente.
Mas vamos levar isso para a esfera comercial, onde a coisa ficaria mais ou menos assim:
Acompanhar o orçamento ou intenção de compras, desde a cotação, passando pelo processo de escolha do fornecedor, até chegar ao pedido. Esse é o procedimento de um bom vendedor, é o mínimo que se exige, é a obrigação do profissional. Ele não pode pular etapas, e por outro lado é necessário que esteja atuante em todas as nuances que envolvem o negócio, para poder interagir com seus superiores, que por sua vez, vão acionar o fornecedor, para que essa intenção de compras, se tranforme em pedido.
Agora, o vendedor, que simplesmente passa o orçamento e depois liga para saber se, ganhou ou perdeu o pedido, e para quem perdeu, me desculpe, mas esse é um frequentador contumaz de velórios.
A luta do vendedor, tem que estar focada, em tudo o que antecede a decisão do cliente.
Aliás, se ele estiver bem afinado com o cliente, jamáis esse cliente passaría pedidos para um concorrente, sem antes falar com ele(vendedor). Então, além de frequentador de velórios, esse vendedor é um INCAPAZ, em termos de fidelização de clientes.
Concordo em 100%, sobre o aspecto de que perder para uma "invasão de área ", está errado, e estamos tomando providencias para que isso não volte a ocorrer, mesmo que indiretamente.
Mas nada aconteceria, se concomitantemente ao fato, providencias fossem tomadas, e isso só não acontece por absoluta incapacidade do vendedor, que precisa acordar para a realidade do mercado.
Ou seja: o cliente é o maior patrimônio da empresa, e o vendedor nos representa junto aos clientes, com isso, temos que ser, por meio do vendedor, tão importantes para os clientes, como eles são para nós. Mas para isso, o vendedor tem que melhorar muito, evoluir em relacionamento, amizade, carinho, como se cada cliente fosse o último do planeta.
Todos nós precisamos assistir mais atentamente as corridas de FÓRMULA 1, a dedicação das equipes ao piloto, é algo impressionante, exatamente como deve ser nossa dedicação aos clientes.
Precisamos copiar os bons exemplos, e parar de reclamar se está calor ou frio, se está chovendo, isso para mim, é ir em velórios, vamos cuidar de vidas.

4 comentários:

  1. A própria VEDABRÁS está cheio de vendedores que vão somente ao enterro, não só vendedores mas também supervisores. A própria VEDABRÁS não cuida desse processo de: "Acompanhar o orçamento ou intenção de compras, desde a cotação, passando pelo processo de escolha do fornecedor, até chegar ao pedido."

    ResponderExcluir
  2. Pois é, meu bom amigo, esse sapato que ponha esse sapato quem estiver precisando e for do mesmo número. Mas, é difícil dar a cara a bater, falando e assumindo a responsábilidade. Então querido amigo oculto, fica meu respeito a sua observação, mas não vou levar em consideração nada, que vem de nada, e para mim voce é nada. NÃO VOU NEM ME PREOCUPAR EM SABER SEU ID, PARA MINHA DECEPÇÃO NÃO SER MAIOR, QUE A DÓ QUE SINTO DE VOCE IRMÃOZINHO

    ResponderExcluir
  3. AI DOCÃO BOTA PRA FODER . O POQUER DE MACHO É JOGADO A MESA DE CARTAS ABERTAS .

    ResponderExcluir
  4. Fernando, amo voce, como o Orlei, o Tavares, o falecido Cezar e hoje a Magda, a Helena, o Alexandre, o Fabio Ceará, e outros, mas nunca vou permitir que questionem ou duvidem da capacidade de nenhum de voces, que do NADA absoluto, fizeram um TUDO infiníto, e que voces sejam criticados por pessoas com todos os tudos possíveis foram capazes de fazer um simples QUASE.
    VOCES SÃO SUPERS, E QUANTO AO MERCADO, AGENTE VAI SE AJUDANDO E SE ADAPTANDO A ELE.
    VIVA NOSSA GENTE.

    ResponderExcluir